Dos usos da Inteligência Artificial (IA) para compor um rascunho de audiodescrição, o teste da vez foi com o “Copilot” da Microsoft. Abaixo, algumas dicas sobre como Pedir a Descrição de uma Imagem para o Copilot
- No navegador Edge, digite na barra de endereços copilot.microsoft.com/
- Faça o Upload da Imagem: Comece enviando a imagem que você deseja descrever. Você pode fazer isso clicando no ícone de upload ou arrastando e soltando a imagem na caixa de mensagem.
- Peça a Descrição: Depois de enviar a imagem, você pode manipular o prompt para pedir informações adicionais. Por exemplo:
◦ “Por favor, descreva essa imagem para mim.”
◦ “Qual é a descrição desta imagem?”
◦ “Copilot, explique o que você vê aqui.” - Aguarde a Resposta: O Copilot analisará a imagem e fornecerá uma descrição com base no conteúdo visual. Essa etapa é um pouco mais demorada. Para quem usa leitor de tela, ele verbaliza automaticamente o texto gerado ao finalizar. Lembre-se de que as descrições podem conter elementos subjetivos, conteúdo histórico-cultural e muita interpretação.
- Para saber mais: você pode continuar fazendo perguntas sobre a imagem, manipulando o prompt para obter informações mais detalhadas ou específicas sobre os elementos separados ou com relação às perspectivas e plano da fotografia.
- Botões de Ação: para cada resultado gerado, surgem alguns botões de ação.
• Curtir: Se você gostar da descrição ou achar útil, clique no botão de curtir.
• Descurtir: Se a descrição não for precisa ou relevante, clique no botão de descurtir.
• Copiar: Use o botão de copiar para salvar a descrição em sua área de transferência e colá-la onde desejar.
• Encaminhar: Compartilhe a descrição com outras pessoas clicando no botão de encaminhar.
• Ler em Voz Alta: Se preferir ouvir a descrição, clique no botão de leitura em voz alta.
Lembre-se de que o Copilot faz o possível para fornecer descrições precisas, mas elas podem variar com base na interpretação visual. apesar disso, o resultado gerado me pareceu mais extenso do que os trazidos por outras IAs, mesclando, junto com as características, conceitos históricos, culturais e subjetividades. O texto tem recortes, ou seja, cada parte é vista separadamente, sem conectá-las. As descrições são fragmentadas, e não relacionam posição dos elementos, uns com relação aos outros, na imagem. Ao final, ele pode trazer links para aprofundar a leitura sobre o tema. Divirta-se também explorando e usando o Copilot e lembre-se: ele fornece apenas elementos e repertório de pesquisa para um rascunho de roteiro. Esse texto não é uma audiodescrição, precisando que profissionais roteiristas e consultores atuem na construção final da AD. 🚀